domingo, 7 de junho de 2009

Breve histórico da História da África e da raízes brasileira

Falam de ser uma antiga árvore gigante em sinal de resgate, de origem e dos antepassados, não sei se ainda existe essa árvore em Boma, na antiga capital do Reino do Zaire, um baobá. Até pouco tempo, os botânicos estimavam ter ela 4.000 anos de vida. Neste continente africano além de ser o berço da humanidade e das grandes civilizações tem-se uma história construída ao longo de milênios, de que resultaram modos de vida e mentalidades bem complexas, dentro de uma diversidade étnica e cultura.
As contribuições das diversas nações africanas, ao longo da história para o desenvolvimento cultural, econômico, político, científico e tecnológico da humanidade é vasta e complexa.
Ao falarmos dos africanos e dos afro-descendentes, devemos levar em conta essas diversidades deste continente na formação da identidade do povo brasileiro, somos compostos das diversas sociedades, culturas, religiosidade, línguas diferenciadas da África no Brasil e não simplesmente de uma África, daí o fenômeno Diáspora africana. Foi portanto, a África que os europeus e portugueses chegaram como colonizadores, dominadores, sequestradores, trazendo os negros africanos para o Brasil pelo tráfico negreiro com a justificativa de legitimar a dominação e escravidão. No conhecimentos dos povos africanos, os colonizadores construíram uma imagem negativa e preconceituosa em relação África com interpretações e ilustrações estereotipadas, representando um povo sem história, sem conhecimento e de tecnologia, caracterizados como “bandos pré-históricos”, como representantes do pensamento mágico (feitiçaria, fetichismo, etc), da pobreza e da desorganização social. Resultado disso e a desvalorização e alienação do povo negro em relação ao continente africanos, os países, as instituições, o corpo, a mente, a língua, a música, a arte etc. Não se percebe aqui que o período da escravidão mercantil e da colonização e descolonização da África correspondem a menos de 8% dos seis mil anos da história africana! Ou seja, os africanos viveram 92% de sua história exercendo sua soberania e contribuindo para a construção da civilização e do desenvolvimento em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário